Por karenina marzulo.
Eu tinha uns quatorze anos quando conheci Janis, minha adorável Janis Lyn Joplin. Não me lembro ao certo como, mas passaram-se anos e ela ainda embala minha vida. E não poderia ser muito diferente, suas falas impactantes, seus gestos, sua atitude, sua música, sua voz... Lembro-me das tentativas falhas de querer cantar como ela, eu e minha prima passávamos horas “ensaiando”, de fato eu era a alegria dos vizinhos. Eu não ousava muito, cantar Janis Joplin, sim, é ousado, eu cantava Mercedez Benz mal e porcamente e me dava por satisfeita, afinal sua voz autêntica, que inicialmente era abominada por muitos calou estes para que muitos idolatrassem a rouca branca do blues. Assim, mesmo a história não começando por aí, dou a ela o primeiro post “Especial Blues”, porque para minha a história nesse mundo de “notas azuis” assim...
Algumas Frases:
“Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã.”
“Eu canto com a minha alma, com o meu corpo, com o meu sexo... Eu canto inteira!”
“Todo mundo já esteve apaixonado e foi abandonado, e todo mundo já teve alguém que amou de verdade e que não foi capaz de amar. E isso é dor e é sofrimento, e é dessas coisas que eu falo quando canto, preciso acreditar nas palavras senão não consigo cantar. E lá estou eu expondo a minha alma, meus sentimentos, tudo o que tenho por dentro, e se olho a platéia e eles não estão entendendo, é como um soco na cara.”
“Se você não quer nada, não se conforma, você não sente dor, sofrimento. Blues é querer uma coisa que você não tem.”
“É preferível viver 10 anos intensamente à 70 anos vegetando em frente a uma televisão.”
“Costumo ter problemas nos bares por causa de minha aparência. Então, ou você fica furiosa e vai embora, ou mostra o dinheiro e obriga os idiotas a engolirem você.”
“Minha música não é para fazer ninguém se rebelar. É para fazer as pessoas quererem trepar.”
Um pouco da história: http://pt.wikipedia.org/wiki/Janis_Joplin
Curiosidades que eu soube nas minhas pesquisas sobre Janis (verdade ou não eu não sei):
- Joplin foi encontrada sem blusa dormindo em um banco em Copacabana- Brasil com um picolé de limão sobre o peito desnudo.
- Como todos devem saber, ela teve um relacionamento com o artista nacional Serguei.
- “A cinebiografia de Janis Joplin, que vai se chamar "Janis Joplin: Get it While You Can", contará com a atriz Amy Adams (Julie & Julia) no papel da cantora . A informação foi divulgada pela Rolling Stone Brasil.”
- “Curiosamente, Janis Joplin abominava certos tipos "difundidos" de drogas (maconha, LSD e alucinógenos em geral) pois ela dizia que a faziam pensar demais... e ela queria esquecer. Janis era adepta de estimulantes (como anfetaminas, heroína e álcool) que, no fim, foram a causa de sua morte.”
Ajuda básica:
http://whiplash.net
http://www.frasesfamosas.com.br

-----------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário